quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vinte Anos do ECA

Dia 13 de julho é dia de festa! É a data em que o Estatuto da Criança e do Adolescente, o famoso ECA, completa 20 anos! É uma lei jovem, que protege jovens de perigos e situações de risco. A lei foi criada para dar à criança e ao adolescente uma realidade de respeito aos seus direitos. Antes do ECA, eles não eram tratados como pessoas com direitos, ficavam sempre a depender da intervenção dos adultos ou do Estado e eram regulados por um Código de Menores que foi eliminado.

O ECA passou a exigir da família e do poder público uma postura de guardiões e protetores dos direitos dos jovens. Nesses vinte anos, o estatuto amadureceu e se fortaleceu, mas ainda não atingiu tudo o que seria ideal. Mesmo assim, ele é um marco na nossa sociedade em direção a um mundo melhor e mais seguro para as nossas crianças e adolescentes. O advogado e conselheiro do Conanda, Ariel de Castro Alves, explica que o ECA "simboliza um novo modelo de sociedade, algo que não ocorre de um dia para outro, mas é construído aos poucos e com muito esforço, principalmente através de orçamentos públicos e recursos que priorizem a área social e a cidadania."

Apesar das melhoras trazidas pelo ECA, ainda há muito o que avançar. Em algumas cidades os jovens em conflito com a lei, seja por pichações ou crimes mais graves, acabam sendo detidos em prisões de adultos.
DEIXE A SUA OPINIÃO SOBRE O Estatuto da Criança e do Adolescente. O que você acrescentaria?

8 comentários:

  1. Prezado alunos

    Com certeza, o ECA é muito importante para todos, pois é uma normatização. Portanto enfoca além de direitos também os deveres. Parabenizo a todos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o ECA é uma normatização,pois além de mostrar direitos, enfoca deveres. Parabenizo a todos e, principalmente, o seguinte trecho:"Apesar das melhoras trazidas pelo ECA, ainda há muito o que avançar."

    ResponderExcluir
  3. É Isso mesmo o ECA é muito importante para todas as crianças e adolescetes para que eles possam saber de seus direitos e deveres!

    ResponderExcluir
  4. O ECA é muito importante, e tambem é importante saber o que ele é e como ele ajuda varias crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  5. Eu na minha opinião, acho que o ECA está fazendo um ótimo trabalho com as crianças e os adolescentes, mas na maioria das vezes quem não quer se ajudar são eles mesmos crianças e adolescentes !!!

    Obrigado pelo apoio. =D

    ResponderExcluir
  6. O ECA é muito importante para todas as crianças e adolescentes do Brasil todo, por protegê-los e por ajudar-nos a reconhecer nossos direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  7. Nós temos direitos de ir e vir, mas também temos deveres de estudar para termos um futuro melhor para isso precisamos fazer o máximo para nósconseguirmos. o Estatuto da Criança e do Adolescente é muito importante ele tem leis para nós respeitar e obedecer.

    ResponderExcluir
  8. O Eca é importante para todos nos jovens e adolecentes.Foi com ele que nos aprendemos nossos direitos e deveres!eu comcordo Helaine!É com o Eca que temos nossa proteção!

    ResponderExcluir